É um programa de computador de gestão de direitos digitais criado pela Valve para tentar combater a pirataria e fornecer serviços como atualização automática de jogos aos usuários. Atualmente o Steam tem mais de 2.500.000 contas. O programa também conta com um sistema de amigos, que permite que você possa criar uma rede de amigos on-line e poder ver em qual servidor ele está jogando.
Pelo Steam podem ser jogados os famosos jogos Counter-Strike, Half-Life e Half-Life 2. Para obtê-lo é necessário copiar o cliente oficial na página; para jogar, é necessário possuir o número de série original de um dos jogos da Valve, mas caso o jogador não disponha de nenhum, o Steam oferece gratuitamente o jogo Codename Gordon (desenvolvido em flash), uma demonstração do Half-Life 2, no qual o jogador pode hospedar seu próprio servidor.
História
O desenvolvimento do sistema Steam teve início em uma data não revelada, anterior a 2002. Antes de "Steam", recebeu os codinomes "Grid" e "Gazelle". Foi anunciada ao público em 22 de março de 2002 na Game Developers Conference, e foi apresentada apenas como uma rede de distribuição. Para demonstrar a facilidade de integração do Steam a um jogo, a Relic Entertainment criou uma versão especial de Impossible Creatures. O jogo, no entanto, não foi lançado no sistema.
O aplicativo cliente, em versão 1.0, foi disponibilizado para cópia em 2002 durante o período de beta-teste de Counter-Strike 1.6. À época, foi visto como um método para simplificar o processo de atualização e correção de bugs comuns em jogos online de computador. A instalação e uso do Steam era obrigatório para os testadores do jogo, mas o Steam era um componente opcional para os demais jogadores. Em
Na mesma época, a Valve começou a negociar contratos com diversas editoras e desenvolvedores independentes para lançarem seus jogos no Steam, em geral com um desconto de pré-compra de 10% do valor sugerido de venda. Dois exemplos recentes são Rag Doll Kung Fu e Darwinia, a editora canadense Strategy First anunciou em dezembro de 2005 uma parceria com a Valve para a distribuição eletrônica de títulos atuais e futuros.
Segurança
Após o lançamento de Half-Life 2, surgiram hacks que permitiam jogá-lo gratuitamente sem a autenticação no Steam. A Valve respondeu a esses hacks atualizando os servidores e desabilitando contas de usuário. Ainda é possível copiar e executar alguns jogos do Steam, alguns sem restrições para os modos de múltiplos jogadores e até para uso em servidores não-oficiais.
Sem comentários:
Enviar um comentário