
Jogas na pele de Gordon Freeman, um cientista com PHD em Física Teórica pelo MIT que trabalha no laboratório Black Mesa, localizado no Novo México - EUA. Lá são conduzidas pesquisas em diversas áreas da ciência. Gordon Actua na área de pesquisas de materiais anómalos, e no início do jogo, é o responsável pela manipulação da amostra de um cristal desconhecido durante uma experiência. Assim que a análise começa, ocorrem várias explosões em diversas áreas do complexo Black Mesa que matam muitos membros da equipa de funcionários e destroem equipamentos. Gordon sobrevive. Além das explosões, portais de espaço-tempo abrem-se trazendo seres de outra dimensão para os laboratórios, e esses começam também a matar todos que se encontram pelo caminho.
O jogador começa sua jornada para escapar das instalações subterrâneas em colapso de Black Mesa, enfrentando alienígenas de todo o tipo. Para complicar ainda mais, o governo dos EUA manda seu exército para eliminar todas as evidências do acidente, entre elas: Gordon Freeman, sobreviventes, testemunhas e aliens. No decorrer da aventura, Gordon surpreende a todos com seus feitos heróicos em combate e passa a ser o alvo prioritário dos soldados. Após vários desafios galgados, o protagonista chega a uma área do complexo Black Mesa chamada Lambda Core, onde ainda havia cientistas escondidos e equipamentos em operação. De lá, ele é teletransportado para Xen, o mundo de onde vinham os portais. Num ambiente completamente estranho aos humanos e até às leis convencionais da física, Gordon atravessa cenários com fauna e flora fantásticos, além de uma instalação alienígena que lembra uma espécie de fábrica, até chegar a Nihilanth, o poderoso alien gigante que comanda Xen. Ao derrotá-lo, Gordon liberta os xenianos do domínio telepático de Nihilanth, que então pararam de atacar a Terra.
A história acabaria nesse ponto se o misterioso homem da malinha não existisse no jogo. Sem um nome oficial, esse personagem é conhecido como G-man, pois esse é o nome do seu skin disponibilizado no modo multiplayer. Por várias vezes durante a aventura, G-man pode ser visto a observar o progresso de Gordon, assistindo calmamente a combates violentos, ou conversando com cientistas em salas trancadas, ou circulando pelos corredores.
Algumas vezes, ao ser visto nalgum lugar pelo qual o jogador ainda não passou, ele caminha calmamente até sair de cena. Quando o jogador posteriormente chega ao local, encontra um beco sem saída, sem nenhum lugar por onde G-man possa ter saído. Após a derrota de Nihilanth, Gordon é inexplicavelmente teletransportado para outro local de Xen, deparando-se pela primeira vez frente a frente com G-man. Gordon recebe a proposta de trabalhar para ele, e, ao topar, Gordon é colocado em extasie no espaço-tempo até que seus serviços sejam requisitados novamente em Half-Life 2.

Half-Life 2
Os anos passaram-se e a Valve Software surpreende o mundo com a sequência da história de Gordon Freeman: Half-Life 2. Trazendo gráficos em versão Source Engine, aclamado pela crítica, foi incluído no pacote Orange Box que ganhou mais de 100 prémios pelo mundo: 50 de «game of the year» e mais 50 de outros prémios (melhores gráficos; melhor jogabilidade, etc.).
Depois de Freeman ter aniquilado Nihilanth localizado planeta Xen no final de Half-Life, G-Man fica surpreso e oferece uma proposta: Ou trabalha para o misterioso personagem, ou a morte. Obviamente, Gordon escolhe a primeira opção. G-Man prende Gordon no espaço/tempo durante 20 anos. Anos passaram-se, e Gordon não envelheceu. Ele acorda num comboio a caminho de City 17. Surpreso, descobre que o antigo administrador do complexo de pesquisas Black Mesa é actualmente o governador e representante dos humanos perante os Combine, raça alienígena responsável pela escravidão e controlo dos habitantes da Terra.

Half-Life 2: Episode One
Depois de muita espera, devido aos atrasos da continuação de Half-Life 2, Episode One foi lançado. Desde o seu início, os produtores tiveram dúvidas quanto ao personagem principal do jogo. Eles optaram por Dog. Até Alyx Vance, mas no fim, continuou a ser Gordon Freeman. Lembrando que o jogo não é uma expansão, é um DVD-ROM como qualquer outro. Embora seja um pouco curto.
Gordon e Alyx estão nos fundos de Citadel tentando sair de lá, sem saberem ao certo como sobreviveram, os dois recebem uma mensagem do Doutor Eli e o Doutor Isaac dizendo que o reactor da Cidatel entrou em colapso e explodirá em algumas horas e que a única chance de Alyx e Gordon de sobrevivência seria entrar de novo em Cidatel, ir a sala do reactor e achar alguma forma de atrasar a fusão do núcleo. Depois de eles saírem, precisam de chegar até à superfície da cidade, encontrar um atalho pelo Hospital e chegar até a estação do comboio de City 17, para apanhar o comboio e fugir com os cidadãos/rebeldes antes que Citadel expluda.
Half-Life 2: Episode Two
É a segunda parte de uma trilogia de expansões para o jogo de tiro em primeira pessoa da Valve software para PC, lançada em Outubro de 2007.
De volta às arriscadas investidas de Gordon e Alyx para salvar o mundo, o jogo começa onde Episode One encerrou, num comboio em direcção a White Forest, onde se localiza a base da resistência humana. Após a explosão do reactor do portal dos Combine, o planeta enfrenta a devastação de tempestades dos portais e a City 17 está destruída e inabitável. Agora Alyx tem em mãos um disco com várias informações retiradas da base de City 17, entre elas está o código de acesso aos portais do Combine, uma chance única de conte-los, iniciando uma viagem frenética até a base rebelde no White Forest, onde Dr. Magnusson e Dr. Kleiner estão a preparar um foguete que levará o satélite até o espaço, para fechar de vez os portais. Mas os Combines tentam impedi-los.
Porém existe um outro inimigo chamado Hunter, uma nova geração de robôs que coopera com os Combines (mas muito mais com os Striders. O primeiro encontro com o Hunter é numa pequena vila, Gordon ao abrir o portão, fica preso pelos destroços da casa que caiu e Alyx é atacada . Alyx desmaia e Gordon também. Quando Gordon acorda, vê que Alyx esta desmaiada e um Antlion ameaça atacá-la mas, um Vortigaunt (aliados dos humanos) impede-o.

Expansões/ MODs
Opposing Force
Com o sucesso de Half-Life, a Valve decide lançar "Opposing Force", a primeira expansão do jogo. Na época, vinha o próprio jogo, junto com o Team Fortress, um dos jogos multiplayer mais populares. O mais surpreendente é que o jogo passa na mesma época que o Half-Life. Sim, surpreendente e inédito, pois nenhuma empresa tinha criado um jogo de 1ª pessoa e depois feito uma expansão sendo na mesma época do primeiro jogo.
Você vive a experiência de ser um Fuzileiro Naval dos EUA, trabalhando para o Governo. A sua missão é chegar até Black Mesa e aniquilar as provas do acidente, porém, Adrian nunca teve essa intenção, e a história tomou um rumo diferente por sua causa. Quando o helicóptero chega até Black Mesa, os Xenianos atacam-no provocando a queda do helicóptero dele e de mais 2 do exército americano, fazendo com que Adrian tenha que lutar para sobreviver.

Half-Life: Blue Shift
Com a popularidade dos 2 jogos anteriores, "Blue Shift" foi o que finalizou a primeira geração de "Half-Life" (1998-2001) Esse é o único jogo que não tem a característica Multiplayer.
No jogo, você assume a pele de Barney Calhoun (também presente na série Half-Life 2), que trabalha na área de segurança de Black Mesa. O curioso é que durante o jogo, barney passa por diversos locais por onde Gordon passou durante o 1º jogo, mesmo acontecendo no mesmo período de tempo.

Team Fortress 1 e 2
O team Fortress 1 foi lançado em 1996, 2 anos antes do que o próprio Half-Life (1998). Ele é uma modificação (MOD) de muito sucesso para o jogo Quake I e depois actualizada para a versão QuakeWorld (versão do Quake com código de rede ou netcode melhorada).
Apenas em 1997 a Team Fortress Software foi fundada e em 1998 foi comprada pela Valve. Desde a venda, e antes mesmo de ser comprada pela Valve, os autores originais prometiam a continuação do Team Fortress. Junto com a Valve, a TFS começou o desenvolvimento e o resultado foi uma continuação conhecida como Team Fortress Classic (TFC) para o Half-Life.
Team Fortress 2 foi lançado recentemente, incluso no pacote Orange Box. A produtora aprofundou mais na parte de estratégia neste jogo, mas claro, sem perder a "energia" first person shooter.

Counter-Strike
Realmente, um dos mais populares jogos multiplayer da internet. É um MOD do Half-Life, lançado pela primeira vez na sua versão 1.0 entre 1998-1999. Com o sucesso, foram lançados mais actualizações principais: o Counter-Strike 1.5 e 1.6.
Em 2001-2003, foram publicados o Counter-Strike: Condition Zero, que traz novidades em single player. E com o sucesso explícito de Half-Life 2 (2004), a Valve decidiu lançar um novo CS: o Counter-Strike Source, trazendo novos gráficos, nova jogabilidade, etc.
Counter-Strike é um jogo simples e objectivo, cujo você escolhe 2 times: os Terroristas ou os Contra-Terroristas (CTs). Cada mapa tem um objectivo, pode ser desde salvar reféns (CTs), até instalar bombas em determinados locais para explodir (Terroristas).
Actualmente, o jogo foi proibido no Brasil. A única forma de conseguir o jogo é comprando por cartão internacional, via Steam.

Portal
Lançado mundialmente em Outubro de 2007, Portal foi um dos jogos que surpreendeu grande parte dos jogadores, inclusive, alguns ainda o comparam com o próprio Half-Life. Ele está incluso no pacote de 5 jogos (Orange Box). O pacote também tem: Half-Life 2, Episode One / Two e Team Fortress 2.
No jogo, o jogador possui uma arma capaz de criar portais nas paredes e que pode manipular objectos leves, de forma parecida com uma das armas de Half Life 2. Assim, ele deve usá-la para superar diversos obstáculos e desafios, incluindo derrotar robôs fixos que atiram projécteis, em cenários com diversos níveis de dificuldade. Portal usa a tecnologia de gráficos Source, usada também em Half-Life 2, Episode One, Two e Counter-Strike: Source.

(Retirado do site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Half-Life)
Sem comentários:
Enviar um comentário