
Grand Theft Auto, conhecido também pela abreviatura GTA, é uma série de jogos de computador e jogos de vídeo criada por Dave Jones e aprimorada por Dan Houser e Sam Houser. Os jogos atualmente são criados e desenvolvidos pela Rockstar North, empresa subdisiária da Rockstar Games e distribuidos pela Take-Two Interactive. O Gameplay consiste em uma mistura de ação, aventura e direção com alguns elementos de RPG, corrida e um pouco mais raramente, de stealth(um tipo de espionagem). O jogo é considerado um jogo exclusivamente dedicado a adultos, por conter um alto nível de liberdade para o jogador fazer o que quiser (matar, roubar, agredir, entre outras coisas) além de conter um pequeno apelo sexual. O jogador controla um único personagem, que é o protagonista. Esse protagonista precisa realizar missões para os outros personagens do jogo e assim ir ocorrendo os acontecimentos que vão dar o progresso da história. O jogo já contou com a participação de veteranos do cinema e da música com as dublagens dos personagens, incluido: Ray Liotta, Samuel L. Jackson, Chris Penn, entre outros. Os jogos já fizeram muito sucesso e estima-se que já foram vendidas mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo.
Descrição
Descrição
Grand Theft Auto é o nome dado em inglês a uma especialidade de crime, o assalto a carro. Recebeu este nome porque desde o primeiro jogo da série, é possível roubar qualquer carro. O jogador deve fazer serviços ilícitos pela cidade, usando armas e veículos. Há também a possibilidade de fazer serviços extras (sub-missões), que geralmente servem para ganhar dinheiro a mais e aumentar a porcentagem geral do jogo.
Era Grand Theft Auto
A imagem era em 2D, com vista de cima. Esta era fez muito sucesso pois foi o início da série e também introduziu as cidades famosas que conhecemos hoje: San Andreas, Vice City e Liberty City.
Grand Theft Auto
O primeiro jogo da série era em 2D, com a vista de cima, os personagens mudavam, era possível roubar qualquer veículo e usar vários tipos de armas. Foi lançado em 1997 para computador, PlayStation e Game Boy Color. Com o sucesso, a versão para computador teve duas expansões: Grand Theft Auto: London, 1969 e Grand Theft Auto: London, 1961.
Era Grand Theft Auto II
Baseado na primeira versão, na questão gráfica (vista de cima), o jogo teve várias mudanças significativas quanto aos gráficos e missões.
Grand Theft Auto II
O jogo era em 2D, mas dessa vez, com detalhes em 3D, o jogador controlava o personagem Claude Speed na cidade de Anywhere City. Foi lançado em 1999 para computador, PlayStation, Dreamcast e Game Boy Color.
Era Grand Theft Auto III
A mais conhecida e popular das eras, e a que teve mais mudanças. O jogador controlava o personagem em uma grande cidade totalmente em 3D, o jogo ganhou cutscenes, não sendo só as missões dadas por telefone.
Grand Theft Auto III
O jogador controlava o personagem Claude Speed, em Liberty City, uma cidade inspirada em Nova Iorque, em 2001. Os veículos disponíveis para usar são barco, carro e um avião. O jogo foi lançado em 2001 para computador, PlayStation 2 e Xbox.
Grand Theft Auto: Vice City
O jogador controlava o personagem Tommy Vercetti, no ano de 1986, em Vice City, cidade inspirada em Miami. Novos veículos foram adicionados, como motos, barcos, Helicópteros e muito mais; além de novas armas. O jogo foi lançado em 2002 para computador, PlayStation 2 e Xbox.
Grand Theft Auto: San Andreas
O jogador controlava o personagem Carl Jonhson, em 1992 no estado fictício de San Andreas, em que destacam-se as cidades de Los Santos (inspirada em Los Angeles), San Fierro (inspirada em San Francisco) e Las Venturas (inspirada em Las Vegas). O jogo ganhou um novo veículo: a bicicleta e foram feitas várias versões hackeadas (Exemplos de Grand Theft Auto: Rio de Janeiro e Grand Theft Auto: Tropa de Elite) no Brasil. O jogo foi lançado em 2004 para computador, PlayStation 2 e Xbox.
Advance
Grand Theft Auto Advance
O único jogo da Era Grand Theft Auto III, que era em 2D, ele se passa em Liberty City, no ano 2000. O jogador controla o personagem Mike. O jogo foi lançado em 2004 para Game Boy Advance.
Stories
Algumas das versões tem o nome Stories, que significa em inglês, Histórias. Essas versões contam algo que aconteceu nas cidades anos antes da versão que se refere, com protagonistas diferentes.
Grand Theft Auto: Liberty City Stories
O jogo se passa em Liberty City, no ano de 1998. O personagem jogável é Toni Cipriani. Foi lançado em 2005 para PlayStation Portable e em 2006 para PlayStation 2.
Grand Theft Auto: Vice City Stories
O jogo se passa em Vice City, no ano de 1984. O pesonagem jogável é Victor Vance. Foi lançado em 2006 para PlayStation Portable e PlayStation 2.
Era Grand Theft Auto IV
Os gráficos melhoraram muito e grandes mudanças foram feitas, como agora ser possível se esconder atrás de paredes, usando a parede para se defender dos Tiros. Existem no mapa,quando você é procurado pela polícia, a área de procura da policia. Além de vários outros veículos armas que foram adicionados.
Grand Theft Auto IV
O jogo acontece em Liberty City, totalmente em 3D e quase idêntica a Nova Iorque de verdade. A história se passa em 2007 e o personagem principal é Niko Bellic. O jogo foi lançado em 2008 para PlayStation 3, Xbox 360 e para Windows.
Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned
Em fevereiro de 2009 foi lançado para Xbox 360 o a expansão Grand Theft Auto IV:Lost And Damned. Para adquirir o game é necessário baixá-lo na Xbox Live, por 1600 Microsoft points. O jogo se passa na mesma cidade de GTA IV, mas conta uma história diferente; o personagem principal é Johnny Klebitz, membro da gangue de motoqueiros (The Lost) que está insatisfeito com as medidas extramamente exageradas e violentas tomadas por seu líder, Billy. Aos poucos o jogador começa a fazer trabalhos paralelos a sua gangue. Durante o jogo Johnny fará uma missão presente também no GTA IV, porém a partir de um ponto de vista diferente do de Niko Bellic.
Agora o jogador também poderá portar novas armas,como lança-granadas, pipe bombs, rifles de assalto, pistolas automáticas, entre outras. A Rockstar Games também alterou drasticamente as texturas do jogo, visando melhorá-lo mais ainda em relação ao capítulo original.
Grand Theft Auto: Chinatown Wars
O segundo jogo da Era Grand Theft Auto IV acontecerá novamente em Liberty City, no ano de 2009, para Nintendo DS, o protagonista será Huang Lee, e foi lançado em Março de 2009.
Controvérsias
Por tratar-se de um jogo que explora muito a violência, roubo, homicídio e prostituição a série sempre foi alvo de críticas sensacionalistas contra sua temática, causando processos e protestos contra a criadora Rockstar Games. Várias pessoas assumiram ser contra a venda do jogo e lutam contra a sua distribuição, entre eles estão celebridades e politicos famosos, como o advogado Jack Thompson e as democratas Hillary Clinton e Julia Boseman.
Em Grand Theft Auto: Vice City, por exemplo, são retratadas membros de gangues cubanas matando integrantes de gangues haitianas. A situação causou uma enorme controvérsia por parte de grupos dos dois países, que alegaram um enorme desespeito a cultura cubana e haitiana. Jean-Robert Lafortune da coligação haitiana americana se pronunciou negativamente sobre o caso, dizendo o jogo fazia apologia a destruição humana e a destruição entre grupos e etnias. Como resultado, a Rockstar Games retirou a palavra "Haitianos" da legenda de uma das falas do jogo, em que um personagem dizia "Kill the Haitians dickheads".
O caso Hot Coffee foi um dos mais famosos escandalos relacionados a série. Tratava-se de um mini-game de sexo supostamente descoberto por hackers em que o jogador pode "transar" com sua namorada e seu objetivo é conseguir o faze-la chegar ao orgasmo. A empresa alegou que o mini-game tratava-se de um Mod e não fazia parte do jogo original, mas depois de muitos processos e multas o jogo recebeu uma nova classificação da ESRB, passou de M (Mature, 17+), para AO (Adults Only, 21+).
Além de casos dentro do próprio jogo, a série também é acusada por fazer apologia a crimes, o que pode ter resultado em assassinatos cometidos por jogadores fanáticos no estado americano do Alabama e na cidade de Albuquerque. Os casos resultaram na proibição da venda do jogo na rede de supermercados Wal-Mart.
Sem comentários:
Enviar um comentário